A partir deste vestibular, cujas inscrições estarão abertas até o dia 17 de novembro de 2008, o curso de Engenharia Mecânica ganhará uma nova opção de escolha, ficando desmembrado em Engenharia Mecânica Plena e Engenharia Mecatrônica.
O Curso de Engenharia Mecânica Plena, devido a sua concepção desenvolve habilidades para um vasto campo de trabalho, permitindo atuações nas mais diferentes áreas empresariais e industriais. O profissional com essa habilitação atua na concepção de novos produtos mecânicos, na automação de sistemas, no desenvolvimento de linhas de produção e montagens industriais, bem como no planejamento, controle e programação da produção de máquinas, equipamentos e veículos, no projeto de dispositivos mecânicos e no projeto de sistemas de obtenção de energia por meio de máquinas térmicas e hidráulicas. Está ainda habilitado para a gestão tanto em áreas técnicas quanto em áreas industriais e de negócios.
De uma maneira geral, o curso de Engenharia Mecânica Plena engloba cinco grandes áreas, que cobrem de forma completa as diversas atividades que o futuro engenheiro mecânico exercerá na sua vida profissional; Projeto de Máquinas e Instalações, Térmica e Energia, Automação e Controle, Produção e Processos e Administração.
Já o curso de Engenharia Mecatrônica nasceu da necessidade da automação dos controles de processos industriais exigidos pelo avanço da tecnologia de produção. A Engenharia Mecatrônica baseia-se na integração sinergética da Engenharia Mecânica com a eletrônica e controles inteligentes computadorizados no projeto e manufatura de produtos e processos.
O Curso de Engenharia Mecatrônica forma o aluno com habilidade para pesquisar, extrair conclusões e propor soluções para problemas de engenharia mecatrônica, aplicando princípios científicos e conhecimentos tecnológicos e utilizando sua capacidade de sintetizar informações e desenvolver modelos para solução de problemas da área.
Devido às suas habilidades, o engenheiro mecatrônico, possui uma grande penetração nas industrias modernas e globalizadas, podendo atuar em áreas como automação e controle, nanotecnologia, sistemas robóticos, aquisição de dados, dimensionamento de dispositivos mecânicos remotos, eletrônica industrial etc.
Período: 1ª a 6ª etapas matutino – 7ª a 10ª etapas noturno
Vagas: 120
Duração mínima (em semestres): 10
Duração máxima (em semestres): 15
Local: campus São Paulo
Os dois cursos terão o mesmo tronco básico até a 4ª etapa. Os alunos do curso de Engenharia Mecânica/Mecatrônica, ao final da 4ª etapa, optarão pelo preenchimento de 80 vagas para o Curso de Engenharia Mecânica Plena ou 40 vagas no Curso de Engenharia Mecatrônica. Até o final da 4ª etapa os cursos terão um tronco comum. O critério de seleção para o preenchimento de vagas de ambas as habilitações será definido futuramente.
Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a opinião do Hexag.
Uma empresa do Grupo Hexag Educacional - 11 3259 5005
Sobre o autor
Equipe Hexag Mackenzie
Turmas específicas para o Vestibular Mackenzie.