No mundo acadêmico, onde as principais pesquisas são realizadas, a Língua Inglesa é preponderante. Na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), instituição voltada à pesquisa, não poderia ser diferente. Por essa razão, seu vestibular deixa claro, com os potenciais catorze pontos, que o candidato pode conquistar nesta língua estrangeira a sua importância.
A prova de Língua Inglesa da UPM é constituída de três a quatro textos e sete testes de múltipla escolha. Os artigos, reproduzidos e adaptados dos principais jornais e revistas (principalmente britânicos e estadunidenses), apresentam vocabulário avançado e, de acordo com estatísticas dos últimos cinco anos, versam sobre tecnologia, artes (música e cinema), saúde, personalidades, entre outros. Podemos, também, encontrar citações de pessoas tanto proeminentes quanto famosas, além de propagandas, charges e quadrinhos.
Dentre os sete testes, em geral, três são a respeito de gramática: tempos verbais, uso de verbos modais, pronomes relativos, preposições, formação de palavras, classes gramaticais, conjunções, entre outros. O nível gramatical cobrado dos candidatos assemelha-se ao do certificado CAE (Certificate in Advanced English) de Cambridge.
Em suma, o vestibulando, que quiser se preparar para o vestibular Mackenzie, necessitará ter um bom domínio lexical dos assuntos mencionados acima, além de um profundo conhecimento gramatical.
Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a opinião do Hexag.
Uma empresa do Grupo Hexag Educacional - 11 3259 5005
Sobre o autor
Lúcia Martins
Lúcia Martins é professora de Língua Inglesa no Hexag Vestibulares.