-Fundamental saber os ciclos reprodutivos. Rever os papéis e características do esporófito e gametófito, por exemplo; os locais que acontecem a mitose e a meiose (incluindo meiose espórica);
-Características dos grupos vegetais se atentando a características comparativo-evolutivas das briófitas, pteridófitas, gimnosperma e angiosperma;
-Item de extrema importância: reprodução das angiospermas, incluindo a dupla fecundação dos organismos deste grupo.
-Cadeias e teias alimentares que são interelações alimentares, lembrando dos papéis de cada organismo: produtores, consumidores e decompositores, além das grandezas envolvidas: matéria e energia ao longo da cadeia, ou seja, o que acontece com as quantidades dessas grandezas ao longo da cadeia.
-Pirâmides ecológicas, principalmente pirâmides de números e as diferentes estruturas de pirâmides: base maior e ápice menor e aquelas com base menor e ápice maior;
-Ciclo do carbono que é um dos principais ciclos biogeoquímicos e envolve cadeias e teias alimentares! Este elemento químico é incorporado na natureza pelo seres fotossintetizantes, passado aos consumidores, e é devolvido através da respiração;
-Poluição com ênfase à poluição das águas, já que é um assunto que está em alta graças à falta d’água. A eutrofização/eutroficação é o lançamento de grande quantidade de substâncias orgânicas em água confinada, como ocorre na represa Billings (esgoto doméstico) e nas zonas rurais (fertilizantes). Como há o despejo de grande quantidade de nutrientes, a consequência é a proliferação de microrganismos, diminuindo a quantidade de O2 na água;
-Leis de Mendel, atentando às características de dominância e recessividade;
–Grupos sanguíneos: sistemas ABO E Rh;
-Herança sexual, principalmente a herança ligada ao sexo, como o daltonismo e hemofilia que são ligados ao X.
A ordem está invertida daquela dada em sala de aula, pois os primeiros, aqui mencionados, são os assuntos que mais caem no Mackenzie.
-Sistema endócrino, não se esquecendo das glândulas tireóide (controle do metabolismo corpóreo), pâncreas (controle dos hormônios reguladores de açúcar – insulina e glucagon) e ciclo menstrual (hormônios hipofisários que agem sob o ovário e, por sua vez, produzem os hormônios ovarianos – estrógeno e progesterona);
-Sistema circulatório: relembrar a pequena e a grande circulação e os vasos e veias envolvidos, assim como a estrutura do coração, incluindo as câmaras cardíacas e os momentos que o sangue chega e sai;
–Sistema nervoso: estrutura do neurônio, sentido do impulso nervoso e o processo da sinapse, ou seja, a passagem do impulso nervoso de um neurônio para outro.
-Doenças transmitidas por vetores insetos como a malária, doença de chagas, dengue e febre amarela;
-Verminoses: teníase, esquistossomose, ascaridíase, lombriga, amarelão, filariose;
-Bacterioses como a cólera que está relacionada à falta de saneamento básico, botulismo e tétano (bactérias anaeróbias) e também bacterioses respiratórias, tuberculose e meningite meningocócica (afeta o sistema nervoso – meningite bacteriana).
-Darwinismo, utilizando o esquema do Darwinismo: variabilidade dentro de uma mesma espécie devido à seleção natural (pressão do meio) que seleciona os mais aptos. Assim como o Neodarwinismo que inclui as ferramentas da variabilidade que Darwin não conhecia: mutação e recombinação genética (meiose).
-Organelas: aquelas de síntese protéica, relembrar os caminhos das proteínas dentro das organelas e daquelas relacionadas ao metabolismo celular: mitocôndria (respiração celular) e cloroplasto (fotossíntese).
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Sobre o autor
TJ
TJ é professor de Biologia no Hexag Vestibulares.