Início / Blog / Vestibular / PREVISÃO VESTIBULAR MACKENZIE 2015 – Física

PREVISÃO VESTIBULAR MACKENZIE 2015 – Física

Responsive Image

Vamos fazer uma previsão da prova de física do vestibular Mackenzie. Bom, você deve saber que no vestibular Mackenzie são 7 questões de física, coincidentemente escolhi aqui sete temas para discutir com você nessa retinha final, nessa uma ou duas semanas que você vai ter até a sua prova.

Então vamos lá! O primeiro tema que eu escolhi é cinemática, deve aparecer na sua prova uma questão de cinemática. Aí você vai falar pra mim “poxa mas cinemática tem muita pra gente ver”, tudo bem eu vou te ajudar. O que costuma aparecer no vestibular Mackenzie de cinemática? Duas coisas, primeiro, velocidade média, lembra-se de velocidade média? formula-fisica ,esse conceito você tem que levar porque provavelmente você vai usar na sua prova. Segunda coisa que você tem que prestar atenção em cinemática, movimento uniformemente variado, o Mackenzie adora M.U.V. Como você vai resolver uma questãozinha do M.U.V? Usando aquelas três equações do M.U.V. que você sabe muito bem, tá legal? Então tá bom!

Vamos para a segunda dica agora. Outra questãozinha, dinâmica! Aí você mais uma vez vai falar “poxa, mas tem muita coisa”, tudo bem vou te ajudar mais uma vez. Da parte de dinâmica aquilo que mais costuma cair é 2º lei de Newton: força resultante é igual à massa vezes a aceleração, , agora é lógico que isso aí vai aparecer junto com atrito e plano inclinado que é uma coisa que também aparece muito no vestibular Mackenzie, então vamos dar uma repassada rápida. O que você precisa lembrar de atrito? Precisa lembrar o seguinte: Enquanto o corpo está em repouso a força de atrito pode ir desde o zero, que é quando você não empurra, até um valor máximo, antes de entrar em movimento, chamado  (força de atrito estático) que você calcula por , e se for superado o ? Aí o corpo vai entrar em movimento e entrando em movimento a força de atrito muda de nome e agora ela é chamada de , força de atrito dinâmico, que você calcula por , lembrando que o μ é o coeficiente de atrito. Legal?

Plano inclinado! O que você precisa lembrar de plano inclinado? Para resolver uma questão de plano inclinado, é essencial que você decomponha a força peso. Então você vai pegar a força peso e vai quebrá-la em dois pedaços, um dos pedaços vai estar descendo o plano inclinado, que é o Pseno, “desceno Pseno”. O outro pedacinho que está na direção normal, é o Pcosseno. Lembrando dessas dicas com certeza você vai conseguir matar a questão de dinâmica no vestibular Mackenzie.

Vamos passar para a terceira dica: Energia mecânica!

Olha! Isso é um tema muito recorrente no vestibular Mackenzie, sempre, ou quase sempre aparece uma questão de energia mecânica. O que você precisa lembrar de energia mecânica? É muito simples, você tem que lembrar que existem dois tipos de energia mecânica: cinética, que é a energia do movimento que você calcula por formula-fisica-2  , está lembrado? E a outra energia, que é a energia potencial, que pode ser a potencial gravitacional (aquela da altura) , ou a potencial elástica, que é quando aparece a mola formula-fisica-3 . Bom, é lógico que não vai haver uma aplicação direta de fórmula lá na questão de energia, geralmente essa questão de energia aparece em sistema conservativo. É aquela coisa, você pega dois pontos do sistema e como ele é conservativo você iguala as energias mecânicas e aí você consegue resolver a questão numa boa.

Vamos em frente!

Quarta dica: Termologia

O que você precisa levar para sua prova de termologia? Primeiro: escala termométrica. Você tem que saber a conversão de Celsius para Farenheit e vice versa, aí você tem que lembrar aquela relação formula-fisica-4 . Isso aí é muito importante vira e mexe também esta caindo. Outra coisa que você precisa saber de termologia para sua prova é aquela parte de calorimetria, está lembrado? Calor sensível formula-fisica-62, calor latente formula-fisica-7 isso aí é superimportante. Não esqueça!

Mais uma dica: Óptica

“Mas sempre cai óptica?” Olha, o Mackenzie adora óptica. Não vou dizer que sempre, mas quase sempre aparece uma questão de óptica. O que mais cai de ótica? Espelhos esféricos, você tem que lembrar da equação de Gaus formula-fisica-8  (onde f é a distância focal , p é a distância do objeto até o espelho e p’ a distância da imagem até o espelho) .

Sexta dica: Eletrostática.

O que costuma aparecer no Mackenzie sobre eletrostática? Pessoal, eletrostática é principalmente, para o Mackenzie, lei de Coulomb. A lei de interação entre as cargas elétricas, força de interação entre as cargas elétricas formula-fisica-9  . Dê uma olhada nisso, pois costuma cair bastante também.

Para finalizar: Eletrodinâmica.

Como costuma aparecer a parte de eletrodinâmica? Um circuito não muito complicado, e aí para resolver essa questão de eletrodinâmica você vai ter que se lembrar de associação de resistores (paralelo e série) e vai ter que lembrar é lógico da lei de Ohm (U=R. I).

Bom, espero ter ajudado, desejo a todos vocês uma boa prova.

Um bom vestibular Mackenzie, até a próxima!

 

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a opinião do Hexag.

Compartilhe

Entre em contato com o Hexag

Sobre o autor

Caco

Bitnami