Início / Blog / Vestibular / PREVISÃO VESTIBULAR MACKENZIE 2015 – História

PREVISÃO VESTIBULAR MACKENZIE 2015 – História

Responsive Image

Em História Geral, atente para a Democracia, um dos assuntos mais cobrados, a Democracia Ateniense, a participação dos cidadãos, um dos assuntos mais importantes da Grécia Antiga, aliás, o legado dessa importante civilização. Não se esqueça também da Roma Antiga, principalmente a República, Júlio César. Atente também para o Império Romano, Otávio Augusto, a Pax Romana e, finalmente, a Crise do Império Romano, a crise do escravismo, as invasões bárbaras, ou seja, a transição para Idade Média.

Já entrando na transição da Idade Média para Idade Moderna nós temos o Renascimento Cultural, então atente para as características do Renascimento, bem como, também, para esta verdadeira revolução espiritual que está acontecendo na transição da Idade Média para a Idade Moderna. Aliás, nos princípios, nos primórdios da Idade Moderna, a Reforma Religiosa: o Calvinismo, o Anglicanismo, o Luteranismo, atente para esses itens. Iluminismo, outro tema recorrente no vestibular do Mackenzie, até porque o Iluminismo vai influenciar essa revolução intelectual do século XVIII, vai influenciar a independência dos Estados Unidos, vai influenciar a Revolução Francesa, vai influenciar inclusive a independência do Brasil, a independência da América Espanhola ok? Então atente para as características do Iluminismo.

Ora, não se esqueça! Este ano estamos lembrando o Centenário da Grande Guerra, da Primeira Guerra Mundial, então pode ser que o Mackenzie cobre alguma coisa a respeito desse importante conflito, primeiro grande conflito da História da Humanidade, que teve um saldo de 10 milhões de mortos, atente para as causas e também para as conseqüências, como, por exemplo, o famigerado Tratado de Versalhes.

Temos a Crise de 29, pode ser que o Mackenzie cobre alguma coisa associada à crise mais recente, a Crise de 2008 nos Estados Unidos e que ainda mostra todos os seus reflexos na economia mundial, ok?

Temos o Nazifascismo, Benito Mussolini na Itália e Adolf Hitler na Alemanha, um tema também que o Mackenzie gosta de cobrar. Atente para as características da ideologia nazifascista: o totalitarismo, o nacionalismo exacerbado, o que nós chamamos também de culto a personalidade do líder, a questão também da superioridade da raça ariana, em se tratando do Nazismo. Lembrando que uma das consequências do Nazifascismo, com seu militarismo, com o seu expansionismo, é a Segunda Guerra Mundial, outro tema recorrente, atente para isso!

E, finalmente, a Guerra Fria. Não se esqueça! Este ano estamos lembrando os 25 da Queda do Muro de Berlim, uns dos marcos da crise do final da Guerra Fria, então atente para esse assunto.

Em relação à História do Brasil, a vinda da Família Real Portuguesa para o Brasil, a transferência da corte para cá, a abertura dos portos, Tratados de 1810, temas importantes, bem como a independência do Brasil, conduzida pela elite agrária. Atenção também, já no Império, para o movimento abolicionista. Aliás, há ainda lá no período Colonial, cuidado com o tema escravidão: a questão negra ok? Temos também a Crise do Império, a transição do Império para a República com a Guerra do Paraguai, com também a abolição da escravidão, não se esqueça da questão religiosa e, finalmente, da Proclamação da República.

Era Vargas! Era Vargas, outro tema recorrente, não se esqueça! Não se esqueça do populismo, essa forma de governo, essa política de Estado tipicamente latino-americana. Não se esqueça das Leis Trabalhistas, Revolução Constitucionalista de 32, o Estado Novo, governo ditatorial, a fase mais autoritária da Era Vargas.

Ora, já na República Liberal, atente para JK e o seu Plano de Metas, lembrando o slogan: “Cinqüenta anos de progresso, em cinco anos de governo”. Já, olha só, esse ano, não se esqueça, não se esqueça! O Golpe Militar, O Golpe Militar de 64, 50 anos do Golpe Militar de 1964, então atente para o governo de João Goulart, governo Jango, as Reformas de Base, a ameaça comunista, como diziam à época, a Marcha da Família com Deus pela Liberdade e, finalmente, em 31 de março, o Golpe ok?
Não se esqueça, durante o regime militar destaque para os Atos Institucionais: o AI-2 do Bipartidarismo, Arena, MDB. Arena oposição, aliás, Arena, perdão, o partido da situação! Aliança Renovadora Nacional e o MDB, o partido da oposição. Temos também eleições indiretas para Presidente, o pior de todos os Atos Institucionais, ou, pelo menos, o mais autoritário, o AI-5 de Costa e Silva, atente para ele, com a chamada suspensão de direitos políticos, cassação de mandatos, fechamento do Congresso. E, atenção! O auge da repressão: anos de chumbo com Médici ok? Não se esqueçam!

E, finalmente, já a transição para a democracia, a Redemocratização, começando com o governo de Figueiredo, destaque para reforma partidária, surgimento de vários partidos. Temos também o fim do bipartidarismo, portanto. Temos também a Lei da Anistia.

Cuidado! Cuidado! Tem sido recorrente nos vestibulares e não vai ser diferente no Mackenzie: a comparação da Lei da Anistia com a questão da chamada Comissão Nacional da Verdade e as chamadas comissões estaduais e municipais. A investigação dos crimes cometidos durante a Ditadura Militar, principalmente as torturas, as mortes ok? Atente para isso!

E, finalmente, as Diretas Já! Temos também, finalmente, a Nova República e aí com a Nova República, nós temos uma nova Constituição, a Constituição de 88, cuidado com essa Constituição! A Constituição que está em vigor até hoje, atual Constituição ok? E dê uma olhadinha também no movimento dos caras pintadas, o impeachment do Collor. E no governo de FHC, destaque para o neoliberalismo e o processo de privatizações ok?
Boa sorte! É isso aí!

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a opinião do Hexag.

Compartilhe

Entre em contato com o Hexag

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Sobre o autor

Equipe Hexag Mackenzie

Turmas específicas para o Vestibular Mackenzie.