Início / Blog / Vestibular / PREVISÃO VESTIBULAR MACKENZIE 2015 – Matemática

PREVISÃO VESTIBULAR MACKENZIE 2015 – Matemática

Responsive Image

Os assuntos mais recorrentes nas provas do Mackenzie são:

Sequências: podem ser Progressões Aritméticas, Progressões Geométricas ou outras sequências sem uma razão que as identifiquem como PA ou PG, ou mesmo que sejam cobradas tanto uma PA como uma PG em um mesmo exercício.

Trigonometria: ficar atento à trigonometria dentro do triângulo retângulo, os valores dos senos, cossenos e tangentes dos ângulos notáveis (30º, 45º, 60º) e seus simétricos. A relação fundamental e identidades.

Geometria Analítica: equações da reta, equações da circunferência e conseguir identificar a função partindo de um gráfico ou o contrário, partindo de um gráfico chegar à equação de formação do gráfico. Podem também ser cobradas as distâncias entre ponto e ponto, ponto e reta e pontos médios.

Geometria Plana: muito cobrado o cálculo de áreas, principalmente de triângulos em geral, sejam eles equiláteros, obtusângulos, isósceles ou retângulos.

Geometria Espacial: a inscrição de figuras, como um cubo inscrito em uma esfera, tem grande incidência. Manter em mente que muitas vezes precisamos utilizar o Teorema de Pitágoras para deduzirmos a medida de algum lado da figura tridimensional.

Funções: funções de primeiro e segundo grau são muito cobradas, então se precisa saber calcular os pontos mais importantes da parábola (vértice e raízes) e saber utilizá-los. Há também uma certa incidência de funções exponenciais.

Logaritmos: muito cobradas as propriedades e a definição.

Números Complexos: esse assunto é mais cobrado na forma algébrica, a forma trigonométrica é cobrada na parte de polinômios para encontrar suas raízes complexas.

Combinatória: tomar cuidado com as diferenças entre arranjo, combinação e permutação. Lembrando que na combinação a ordem dos elementos não importa, no arranjo a ordem importa. Manter a atenção com permutações com elementos repetidos.

Probabilidade: precisamos da análise combinatória para determinar o espaço amostral e o espaço de eventos favoráveis.

Nota: Cuidado com as provas de dois períodos, muitas vezes se o assunto de probabilidade é cobrado no período da manhã, no período da tarde há uma grande chance que cobrem o assunto de análise combinatória, ou vice e versa.

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a opinião do Hexag.

Compartilhe

Entre em contato com o Hexag

Sobre o autor

user

Bitnami