Início / Blog / Vestibular / Previsão Vestibular Mackenzie 2015 – Química

Previsão Vestibular Mackenzie 2015 – Química

Responsive Image

Vamos fazer agora uma prévia sobre a prova do Mackenzie que acontece no segundo semestre de 2014 para quem vai prestar a prova, principalmente para os nossos alunos que, com certeza, terão um bom resultado. Então, pensando nessa prova que acontece agora, é bom separarmos os grupos dos cursos para as pessoas que vão prestar cursos diferentes. São duas provas em dois horários. São provas com características bastante distintas. Os conteúdos são similares, mas a característica geral da prova é bastante distinta.

Para quem está nos grupos I, IV, V e VI que são cursos mais de humanas, começamos falando de Química Orgânica, que recorre funções e propriedades, as partes mais básicas da orgânica: estrutura, nomenclatura, isomeria, sem muita reação química; na verdade, falando mais das funções e grupos funcionais.

Número de oxidação e oxidorredução são extremamente recorrentes, sempre aparecem, seja em um exercício único ou incluído em outros exercícios. Aparecem, principalmente, nesta prova do segundo semestre.

Ainda falando sobre número de oxidação e oxidorredução, podemos lembrar também de Eletroquímica, falando, muito provavelmente, sobre o estudo das pilhas, que é um assunto que não aparece há um certo tempo, então, é possível que retorne, tendo em vista esse rodízio comum na prova do Mackenzie com os conteúdos.

Os conceitos de Cinética Química e os fatores que influenciam na velocidade de uma reação também devem ser lembrados, bem como o Equilíbrio Químico, que vem em decorrência do estudo da Cinética Química. Devemos lembrar, também, dos conceitos de Termoquímica. Estas três matérias são, geralmente, estudadas no final do Ensino Médio e aparecem de uma forma mais mesclada, porém são bastante recorrentes.

Como é uma prova que recorre a mais conceitos, possui poucos cálculos, aparecendo estequiometrias mais simples, cálculos associados à oxidorredução misturados em outros exercícios. Sistematicamente, é uma prova dos grupos I, IV, V e VI que possuem cálculos menos aprofundados, então, podemos pensar em uma prova mais conceitual que faz referência a esses conceitos bastante úteis para o estudo de Química.

Falando sobre os cálculos mais densos, podemos falar sobre os vestibulandos dos grupos II e III. É uma prova mais voltada para as áreas de exatas, com destaque para as Engenharias. É uma prova que contém muitos cálculos, estes mais complexos e muito mais presentes nesta prova do que na prova dos outros grupos.

Os cálculos são muito fortes, muito presentes, principalmente em Estequiometria e no estudo das soluções: volume de soluto, volume de solvente, porcentagem em volume ou massa, quantidade em mol, as transformações entre massa molar ou volume molar.

As reações orgânicas também aparecem muito e com uma complexidade maior, contando também com as propriedades gerais da Química Orgânica, porém, as reações são muito evidentes e recorrentes nos exercícios.

Termoquímica e Eletroquímica aparecem também em grande quantidade e, em geral, estão associadas aos cálculos relativos a cada uma dessas matérias. Em eletroquímica, as pilhas devem estar presentes nas provas dos grupos II e III do vestibular do Mackenzie neste segundo semestre de 2015.

 

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a opinião do Hexag.

Compartilhe

Entre em contato com o Hexag

Sobre o autor

user

Bitnami