Início / Videoaulas / Aulas de História / Previsão Vestibular Mackenzie – História

Previsão Vestibular Mackenzie – História

Prof. Jonas

Compartilhe

 Olá estudantes! Aqui estão os principais temas abordados nas últimas provas do vestibular do Mackenzie para vocês relembrarem antes da prova!

HISTÓRIA DO BRASIL
Em História do Brasil o assunto mais cobrado a respeito do período colonial é a economia. Os produtos mais importantes como a cana e a mineração, os ciclos econômicos e outros produtos como o tabaco, as drogas do sertão e a pecuária no sertão nordestino e na região sul são temas que podem ser abordados.
A questão do escravismo também é muito trabalhado pela banca examinadora. Mais de 300 anos dessa instituição perversa até o abandono gradual na segunda metade do século XIX e a sua completa extinção pela Lei Áurea em 1888 são muito cobrados.
Em relação ao período Imperial a gestação do capitalismo na segunda metade do século XIX e as transformações que ocorreram no Brasil nesse período e introduziram o país em uma era capitalista podem ser abordados. A modernização foi conservadora, pois manteve a estrutura econômica e a atividade responsável pelas mudanças foi a cafeicultura.
Na fase republicana alguns dos itens mais destacadas estão vinculados à Era Vargas (1930-45) e as mudanças econômicas ocorridas no período como a diversificação da economia, o avanço da industrialização e a criação das leis trabalhistas.
O Regime Militar (1964-1985) é sempre destaque nos vestibulares do Mackenzie. Temas como os atos institucionais e a resistência da sociedade civil devem ser relembrados pelo candidato.

HISTÓRIA GERAL

Em História Geral na parte de Antiguidade, um dos assuntos mais cobrados trata da democracia ateniense e suas características.
A respeito de Idade Média o tema preferido da banca examinadora é o processo de desagregação do feudalismo e a passagem para a Idade Moderna.
Tratando da Modernidade o Iluminismo e o nascimento da ideologia liberal, assim como a Revolução Francesa são assuntos muito abordados.
Sobre Idade Contemporânea o assunto que mais consta nas provas é a disputa ideológica entre capitalismo (EUA) e socialismo (URSS).

TEMA CORINGA
O tema coringa que pode cair no vestibular do Mackenzie é a História dos Estados Unidos desde a colonização até a independência e as políticas de aproximação com a América Latina (Doutrina Monroe, Big Stck, Política da Boa Vizinhança e Aliança para o Progresso).

  • Pré Modernismo(Prof. Moa)

  • Distribuição Eletrônica(Prof. Mafe)